STF STF

Notícias STF
Terça-feira, 02 de Julho de 2019

Confira a programação da Rádio Justiça para esta quarta-feira (3)

Revista Justiça
No quadro Vida Acadêmica, a jornalista e pesquisadora Mariella Oliveira vai dar dicas de como estudar com qualidade, sobre o tempo mínimo de estudos para um ter um bom desempenho e quais ferramentas podem auxiliar na produtividade acadêmica dos estudantes. No quadro Direito Constitucional, o programa fala sobre a diferença entre judicialização e ativismo judicial com o magistrado do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, escritor e palestrante, Renato Zupo. O que são as instituições? Qual é o papel delas em uma República? No quadro Compreender Direito, o doutor Lênio Streck vai responder a essas questões. O quadro Dicas do Autor apresenta a obra, recém-lançada, “Poder de Polícia no Direito Administrativo Contemporâneo”, escrita pelo mestre em Direito Público Estêvão Gomes, assessor do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que participará do Revista Justiça ao vivo. O quadro Concursos trata das exigências e das características do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca que irá organizar o concurso da Secretaria da Fazendo do Distrito Federal (Sefaz-DF). Em seguida, o programa trata do artigo “O acordo no processo criminal é um processo sem volta”, com o autor do texto, o chefe da Assessoria Legislativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vladimir Passos de Freitas. O ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu uma decisão da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro que autorizou o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento, sem autorização individual do empregado. Para comentar a decisão, o Revista Justiça vai conversar com o especialista em Direito Tributário Caio Bartine. O programa vai falar ainda sobre como o sistema eleitoral brasileiro é visto por quem é de fora do país, com a participação do pós-doutor em Relações Internacionais pela USP Ryan Lloyd. Após cinco anos morando no Brasil, ele voltará aos Estados Unidos levando o que aprendeu por aqui e vai comparar as eleições brasileiras com as americanas. Quarta-feira, às 08h00.

Giro pelo Mundo
O programa destaca que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados aprovaram um acordo de cooperação permanente. Na Bolívia, doença viral desconhecida preocupa Ministério da Saúde. Regulamentação de patinetes elétricos pelo mundo é tema do quadro Direito Comparado. Quarta-feira, às 11h00.

Defenda seus Direitos
O Defenda Seus Direitos desta quarta-feira é sobre Direito à Saúde e Acessibilidade. No quadro Entrevista, o infectologista Alberto Chebabo fala sobre as ocorrências de dengue no país, no primeiro semestre de 2019. Ele explica os fatores para o aumento da doença em determinadas regiões e como combater o mosquito Aedes aegypti. O Quadro Saúde e Bioética conta com a participação da advogada Alexandra Moreschi, que comenta decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que condenou operadora de plano de saúde a reembolsar paciente que fez cirurgia fora da rede conveniada. Na coluna Acessibilidade desta edição, a advogada e coordenadora geral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Distrito Federal, Kelly Assunção, fala sobre a Resolução 230 do Conselho Nacional de Justiça, que completa três anos. O texto do documento trata da adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário às determinações estabelecidas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Quarta-feira, às 13h00.

Justiça na Tarde
Nesta quarta-feira, o Justiça na Tarde fala sobre quem cuida do processo quando a prisão de militar brasileiro é fora do país. O programa vai debater também sobre contribuição sindical. Por fim, o quadro de prestação de serviço vai ouvir especialista sobre Inadimplência. Quarta-feira, às 14h00.

Radionovela Justiça em Cena “ O Filho da Maristela”
Maristela é uma mulher independente, trilingue, que faz o que quer, na hora que quer. Mas parece que essas qualidades não são genéticas, porque o irmão dela só se levanta para se arrepender de ficar em pé e voltar a deitar no sofá. Em outras palavras, o irmão de Maristela é um grande encostado, que resolveu milagrosamente sair do apartamento onde mora de favor com a irmã para procurar o Augusto Sérgio, um promissor gerente de sorveteria. Lá, ele disse para Augusto Sérgio que a irmã está esperando um filho dele e que os dois deveriam se casar. Como Augusto Sérgio não gostou muito da ideia, o irmão de Maristela foi bater na porta de João Alfredo, o dono da sorveteria que tem, por alto, uns oitenta e dois anos de idade. E, da mesma forma que ele fez com o Augusto Sérgio, disse a João Alfredo que a irmã está esperando um filho dele. Mas o homem não vai fazer nada até que um teste de DNA comprove a paternidade. Radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.

Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica. Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para o whatsapp: (61) 9 9975-8140.

Fonte: Rádio Justiça

 



<< Voltar




Supremo Tribunal Federal