STF STF

Notícias STF
Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 5/7
20h30 - Iluminuras
O Iluminuras desta semana se dedica a obras que destacam a importância da integridade das mães e das crianças no Sistema Prisional Feminino no Brasil. No primeiro bloco do programa, a jornalista Rafaela Vivas conversa com uma das autoras do livro “Pela Liberdade - A História do Habeas Corpus Coletivo Para Mães e Crianças”. A obra destaca a decisão do Supremo Tribunal Federal que assegurou o direito de prisão domiciliar para mulheres presas grávidas e mães de crianças com até 12 anos de idade. No segundo bloco, com a palavra a escritora e agente penitenciária Giulieny Matos. Autora de vários livros infantis, na obra mais recente “Cadê Minha Mãe?”, ela conta a história de culpa e sentimento de abandono de uma criança com a mãe presa. 
Reapresentações: 6/7, às 20h30, 7/7, às 20h30; 8/7, às 18h; 9/7, às 22h e 11/7, às 18h.

21h30 – Em Cartaz - Sertão, Sertões
Inspirado em dois clássicos da literatura brasileira, Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o documentário Sertão, Sertões traz uma reflexão sobre a categoria mítica do sertão no Brasil contemporâneo. Filmado ao longo de dois anos, a produção do filme percorreu os territórios dos escritores, o norte de Minas e o sertão baiano. Esteve também em Rondônia, palco da rebelião dos operários da usina de Jirau, e se debruçou sobre o novo “sertão” das comunidades pobres do Rio de Janeiro, sobretudo a da Rocinha e Dona Marta.
Reapresentações: 6/7, às 22h30; e 7/7, às 22h30.

Sábado, 6/7
8h - Saber Direito Profissão
O promotor e professor Alexandre Salim, mestre e doutor em Direito Penal, é o entrevistado da apresentadora Mariana Xavier. Ele fala do papel do promotor e da experiência do trabalho na promotoria com os crimes sexuais. Relembra como ingressou na área do Direito, como decidiu seguir a carreira e ainda dá dicas sobre as oportunidades de trabalho.
Reapresentações: 6/7, às 23h30 e 7/7, às 8h e 23h30.

8h30 - Saber Direito Responde
O promotor e professor Alexandre Salim tira dúvidas de estudantes no estúdio da TV Justiça e de outros que mandaram vídeos com perguntas para o programa. Os temas são crimes sexuais, estupro de vulnerável e alterações na legislação
Reapresentações: 6/7, às 14h30; 7/7, às 8h30 e 8/7, às 0h.

9h – Academia
No Academia desta semana, o programa aborda um assunto complexo e instigante. A questão criminal é o pano de fundo para discutir a Justiça Restaurativa, que propõe um modelo diferente de tratar o criminoso de menor potencial ofensivo. A dissertação é da magistrada e mestra em Direito e Políticas Públicas, Léa Martins Sales Ciarlini. Participam do debate os mestres em Direito e Políticas Públicas, Fernando Parente, e o mestre em Direito, Pedro Paulo Castelo Branco Coêlho.
Reapresentações: 7/7, às 9h; 8/7, às 9h; 10/7, às 9h.

12h30 – Meio Ambiente por Inteiro
Essa semana, o programa fala sobre Justiça Ambiental. A nossa relação com a natureza é baseada em direitos e deveres, igualdade ambiental é permitir que todos possam ter um bom convívio com a natureza, sem privilégios. Não importa a cor da pele, a classe social, status ou religião. Nas capitais brasileiras, faltam parques e brinquedos ao ar livre nos bairros mais periféricos. Psiquiatras afirmam que, a proximidade de áreas verdes mantém a vida humana mais saudável.
Reapresentações: 7/6, às 11h; 8/7, às 12h; 9/7, às 13h30; 10/7, às 12h; 11/7, às 12h30 e 12/7, às 18h.

18h30 – Repórter Justiça
O programa dessa semana mostra as evoluções na Lei Maria da Penha. Você vai conhecer histórias de pessoas que foram vítimas de companheiros e ex-companheiros. Alguns casos terminaram de forma trágica. Vamos mostrar as evoluções na Lei Maria da Penha e como medidas protetivas, agora, podem ser expedidas por delegados e policiais. Conheça ainda os projetos da polícia para combater a violência doméstica e a Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, que já realizou quase 200 mil audiências em todo o país.
Reapresentações: 7/7, às 18h30; 8/7, às 20h30; 9/7, às 21h; 10/7, às 13h30 e 11/7, às 20h30.

21h – Via Legal
O Via Legal mostra decisões da Justiça Federal em todo o país. Entre os destaques, o programa conta a história de uma militar temporária que precisou acionar a Justiça para não ficar desamparada na gravidez. A cirurgiã-dentista fazia parte do serviço voluntário da Marinha e concluiu o período máximo de oito anos do contrato, mas depois que foi desligada descobriu que tinha engravidado enquanto ainda trabalhava e, por isso, a Justiça Federal determinou a reintegração dela ao serviço militar. O Via Legal também fala sobre decisão da justiça que garantiu a uma servidora a redução da carga horária de trabalho, sem redução de salário e compensação, para participar do desenvolvimento e tratamento do filho autista. Você também vai ver que um acordo entre o Banco Central em São Paulo e o Ministério Público Federal garantiu acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas dependências do banco na capital paulista. Por fim, o programa mostra que em Santa Catarina uma empresa foi multada por vender fogão sem etiqueta de certificação.
Reapresentações: 7/7, às 16h e 9/7, às 12h.

Domingo, 7/7
21h30 – Refrão
O jornalista, cantor e compositor Dary Junior, que já apresentou o Refrão, é o convidado desta semana. Após passar por bandas de rock como “Lorena foi embora” e “Terminal Guadalupe”, Dary segue com seu novo trabalho: “Menino Velho da Fronteira”. A nova produção é inspirada nas músicas que tocaram nas emissoras de rádio AM dos anos 1970, mas com uma nova roupagem e arranjos. Todos os singles são autorais e apresentados com a banda Dario Julio & Os Franciscanos.
Reapresentações: 8/7, às 13h30; 9/6, às 21h30; 11/6, às 22h; 12/7, às 13h30; e 13/7, às 21h30.

22h - Documentário
O programa desta semana apresenta o documentário “Moeda não é dinheiro”. O escambo não é uma prática que ficou na antiguidade. É atual e praticada intensamente: troca-se mão-de-obra por conhecimento, tempo por tempo. O programa fala de Moeda no sentido mais amplo, como objeto de valor usado para adquirir algo. O Documentário também vai ao ar na semana seguinte, nos mesmos dias e horários desta semana.
Reapresentações: 8/7, às 22h30; 10/7, às 18h e 11/7, às 13h30.

Fonte: TV Justiça



<< Voltar




Supremo Tribunal Federal