STF STF

Notícias STF
Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2020

Em visita ao Judiciário de Pernambuco, Dias Toffoli destaca necessidade de integração entre os tribunais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, realizou nesta quarta-feira (8) visita institucional ao Poder Judiciário pernambucano, em Recife. A agenda faz parte de um cronograma de visitas aos tribunais nos estados com o propósito de promover o diálogo com operadores do Direito e ampliar a cooperação e a integração entre os órgãos.

Na busca pela interlocução com os demais Poderes, o presidente do Supremo almoçou com o governador do estado, Paulo Câmara, e com membros do Judiciário local. “O Brasil precisa cada vez mais de integração, da capacidade de se sentar à mesa e conversar, a fim de aperfeiçoar as instituições e o Estado Democrático de Direito em favor da população”, disse o chefe do executivo local, para quem a visita representa a aptidão do presidente do STF de conversar com os estados da federação.

Em seguida, Dias Toffoli visitou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde foi recebido pelo presidente da instituição, desembargador Adalberto de Oliveira Melo. “No estado, em respeito às diretrizes nacionais e de acordo com a realidade local, buscamos um planejamento voltado à inovação e à continuidade de atividades de gestões anteriores em respeito ao planejamento estratégico do Tribunal”, lembrou.

O desembargador destacou que os investimentos em formação continuada de servidores, modernização e inteligência artificial levaram o TJPE à segunda posição entre os tribunais de médio porte do país no campo da conciliação de conflitos a contribuir para o enfretamento da violência contra a mulher. Ele apontou números da sua gestão, que finda esse ano, como o julgamento de mais de 23 mil processos em 2019, a realização de mais de 40 mil audiências de custódia nos últimos anos e o funcionamento do processo judicial eletrônico em quase todas as comarcas do estado.

“As visitas que tenho feito aos tribunais do país têm sido importantes, pois estabelecem o diálogo entre as equipes do Supremo e do CNJ com as equipes dos tribunais regionais, nessa integração necessária para uma melhor prestação jurisdicional”, enfatizou o ministro Dias Toffoli. Ele recordou que mais de 70% dos quase 80 milhões de processos que existem no país tramitam na Justiça estadual.

O ministro encerrou as visitas do dia no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), onde foi recebido pelo presidente do órgão, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves. “A presença do presidente da Suprema Corte, no sentido de pregar a união, representa muito para os pernambucanos. É importante que possamos convergir esforços com vistas ao fortalecimento do Poder Judiciário”, afirmou o desembargador.

Assessoria de Comunicação da Presidência



<< Voltar




Supremo Tribunal Federal