STF STF

Notícias STF
Terça-feira, 19 de Maio de 2020

Toffoli destaca importância dos defensores e das defensoras públicas em tempos de pandemia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou do webinário “STF e Defensoria Pública no combate ao coronavírus" na noite desta segunda-feira (18) . O evento é o primeiro de uma série de seminários organizados pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19/5.

"Vamos ao trabalho! Em um momento tão difícil como esse, temos que dar atenção às pessoas mais necessitadas", conclamou Dias Toffoli na conferência de abertura. Para o ministro, o enfrentamento da pandemia faz com que as pessoas demandem a efetivação dos seus direitos, o que reforça a missão da Defensoria Pública.

Ao apontar os efeitos colaterais do enfrentamento ao novo coronavírus – como o aumento dos casos de violência doméstica ou o quadro de recessão que se avizinha –, o presidente destacou a importância de uma preparação por parte dos defensores públicos para atendimento dessas demandas que ingressarão no sistema de Justiça.

Entre as principais ações do STF para adaptação às medidas de isolamento social impostas como forma de evitar o contágio pela Covid-19, o ministro citou a ampliação do Plenário Virtual, que julgou um número superior a 400 processos somadas as duas Turmas.

Ao lado do ministro, também participaram da abertura do evento o presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, e a vice-presidente, Rivana Ricarte.

Assessoria de Comunicação da Presidência

Veja a reportagem da TV Justiça:



<< Voltar




Supremo Tribunal Federal